Connect with us

Como trabalhar na Internet

7 dicas de como criar infoprodutos de maneira rápida.

infoprodutos

7 dicas de como criar infoprodutos de maneira rápida.

Nos últimos anos, muitas pessoas decidiram começar um negócio online vendendo infoprodutos como afiliados. E não é incomum encontrarmos na internet depoimentos de pessoas que tem ganhado muito dinheiro dessa forma.

Tudo isso, independente do nicho de mercado escolhido, independente da concorrência e de vários outros fatores.

Se você fizer uma breve pesquisa na internet irá perceber que esse é um mercado que tem espaço para todo mundo, desde que o empreendedor saiba utilizar as estratégias e ferramentas corretas, é possível fazer muito dinheiro!

Agora, pare um pouco e pense em quem está do outro lado dessa equação, ou seja, quem está criando estes infoprodutos.

Sem dúvidas, essas pessoas estão ganhando ainda mais dinheiro e de forma muito mais fácil.

Por isso, criar seu próprio infoproduto é uma excelente opção para quem quer ganhar dinheiro trabalhando na internet.

E, se você é uma dessas pessoas, abaixo você irá entender o que são os infoprodutos e descobrir como criar o seu próprio infoproduto de forma rápida.

O que são infoprodutos?

Os infoprodutos, também conhecidos como produtos digitais, são produtos que como o próprio nome já diz, não são tangíveis, ou seja, não são físicos. Tratam-se, portanto, de materiais que podem ser disponibilizados de forma digital.

Alguns exemplos de produtos digitais e infoprodutos são:

  • Treinamentos e cursos online.
  • Clubes/Sites de membros.
  • E-books.
  • Audiobooks.
  • Vídeo-aulas.
  • Aplicativos.
  • Apostilas.
  • Templates.
  • Podcasts.
  • Palestras.
  • Jogos.
  • Webnários.

Como criar infoprodutos passo a passo

Uma das principais dificuldades de quem quer criar um infoproduto pela primeira vez é saber como fazer isso.

Muitas pessoas não sabem por onde começar perdem muito tempo e acabam desistindo no meio do caminho.

A melhor solução para criar infoprodutos de maneira rápida é ter um caminho em mente, ou seja, um passo a passo definido.

E para te ajudar nessa tarefa, abaixo você confere como criar seus infoprodutos passo a passo.

  1. Escolha um nicho

O primeiro passo para criar infoprodutos é a escolha de um nicho, ou seja, uma área de interesse. Hoje é possível ganhar dinheiro criando infoprodutos em todos os nichos.

Na hora de escolher o nicho do seu infoproduto, no entanto, é preciso levar alguns fatores em consideração.

O primeiro deles é o seu interesse. Quanto mais interessado você estiver no assunto que você irá trabalhar, mais fácil e mais prazeroso será o processo de desenvolvimento desse produto.

Além disso, você também precisa pensar em termos de concorrência. Quanto maior for a concorrência, mais difícil será emplacar o seu infoproduto no mercado.

Portanto, se você tem uma ideia de um produto exclusivo, que ainda não tem nada parecido no mercado, ou se você é autoridade em algum nicho, você até pode escolher um nicho concorrido.

Do contrário, a minha dica é de que você escolha um nicho com menos concorrência. Assim fica mais fácil de vender no começo e de conseguir escalar seu negócio.

Também é importante pensar em termos de lucratividade e a maneira simples de se saber se um nicho é lucrativo ou não é pensar se as pessoas realmente pagariam para aprender algo nesse nicho e receber aquele conteúdo oferecido por você.

  1. Descubra quem é seu público-alvo

Definir seu público-alvo também é de extrema importância e é o que vai guiar os passos seguintes.

Por isso, depois de definir qual o nicho que você quer trabalhar, você também precisa pensar em quem é o seu público-alvo.

Por exemplo, seu público-alvo é formado por jovens ou pessoas mais velhas, homens ou mulheres, pessoas que trabalham em uma determinada área, estudantes, mães etc.

Tudo isso vai influenciar não apenas no que você vai desenvolver, mas também em como você vai desenvolver, como por exemplo, em qual a linguagem que você deve utilizar (mais ou menos formal, mais próxima do leitor etc).

Também é importante ressaltar que, às vezes, você prepara algo para um determinado público-alvo e, no fim das contas, acaba recebendo atenção de um público distinto.

Isso pode acontecer e aí então, talvez você precise fazer algumas adaptações em seu projeto. No entanto, de qualquer forma, definir seu público-alvo ideal, antes de começar, é essencial para o sucesso do seu infoproduto.

  1. Pense numa solução

Outro passo essencial para criar um infoproduto de sucesso é pensar numa solução. Todo negócio bem sucedido oferece uma solução para um determinado problema que algumas pessoas enfrentam.

Embora isso possa parecer óbvio, muitas pessoas se esquecem disso na hora de criar um infoproduto e acabam não obtendo sucesso com ele.

Por isso, depois de pensar num nicho e num público-alvo, também é importante pensar em que tipo de problema essas pessoas enfrentam em relação a esse determinado nicho. E mais importante, qual a melhor solução para este problema.

Para isso, crie uma lista de problemas que essas pessoas enfrentam e procure os 2 ou 3 que sejam os mais comuns e que não sejam tão fáceis de resolver. Depois, encontre soluções práticas e definitivas para estes problemas.

Procure pensar em algo que realmente faça a diferença na vida dessas pessoas e que seja muito importante para elas. Dessa forma, você aumenta as chances do seu produto vender muito.

  1. Escolha um tipo de infoproduto

O próximo passo é escolher o tipo de infoproduto correto para aquilo que você quer oferecer. Em primeiro lugar, é importante pensar na solução que você vai oferecer e aí então tentar definir em que tipo de infoproduto ela poderá oferecer melhores resultados ao seu público.

É esperado que você acabe encontrando vários tipos de infoprodutos de acordo com as suas escolhas anteriores.

Mas, além disso, você também pode pensar em outros fatores, como por exemplo, o preço que você quer vender seu infoproduto e o lucro que você quer ter com ele.

Se você pretende oferecer seu infoproduto nas plataformas de afiliado, é importante lembrar que você precisará pagar comissão para quem vender seu produto e uma taxa para a plataforma.

Também é importante pensar o seguinte, de maneira geral, quanto mais caro você cobrar, mais você precisará investir (seu tempo, energia, ou dinheiro) na criação de autoridade no seu nicho.

Pois para pagar um valor alto num infoproduto, construir autoridade ainda é a melhor forma de fazer com que as pessoas confiem em você e comprem aquilo que você está oferecendo.

O preço dos infoprodutos costumar variar bastante, existem desde infoprodutos mais simples que custam menos de R$ 50 até infoprodutos que chegam a custar mais de R$ 5.000.

Tudo depende daquilo que você está oferecendo, da sua autoridade no nicho e da disponibilidade do seu público de pagar o que você está pedindo.

  1. Pesquise, pesquise e pesquise

Agora que você já definiu tudo acima, o próximo passo é realizar uma pesquisa aprofundada no conteúdo daquilo que você quer oferecer.

Por mais que você tenha experiência e conhecimento no nicho do produto que você irá criar, é importante que você pesquise para saber o que está em alta e para se atualizar.

Procure fazer uma pesquisa bem extensa, saiba quem são os nomes de maior autoridade no seu nicho, se houver, e saiba o que eles estão falando, oferecendo e ensinando ao seu público.

  1. Crie seu conteúdo

O próximo passo é criar o conteúdo daquilo que você irá oferecer. Em primeiro lugar, tenha um esboço de como você irá organizar este conteúdo e depois parta para a criação de cada uma dessas partes.

Além disso, a criação do conteúdo também depende bastante das decisões anteriores. Se você vai criar um e-book, por exemplo, você não precisa de um conteúdo tão extenso quanto o conteúdo de um site de membros.

Se o seu conteúdo é voltado para adolescentes, a linguagem que você deve utilizar é diferente da linguagem utilizada para falar com empreendedores.

No entanto, de modo geral, é importante oferecer sua solução da forma mais simples possível. Assim, você conseguirá se fazer entender a um número muito maior de pessoas e evitará problemas com os seus clientes.

  1. Crie seu infoproduto

Depois de criado o seu conteúdo, é preciso criar, de fato, o seu infoproduto. Ou seja, se você irá oferecer vídeo-aulas é preciso gravá-las, se irá oferecer um e-book é preciso organizá-lo, diagramá-lo etc.

E não se esqueça que os passos acima, como o seu público-alvo e o seu nicho também devem ser levados em consideração na hora da criação de um design ou da identidade visual daquilo que você irá oferecer.

Dica extra: terceirização

Além das dicas acima, decidi te oferecer também uma dica extra que é a terceirização. Para facilitar ou mesmo para criar seu infoproduto mais rápido, você pode terceirizar qualquer parte do passo a passo acima.

Ao contratar um profissional que realmente entenda do assunto, ele não apenas irá te entregar um trabalho mais rápido do que você normalmente faria sozinho, mas também irá te entregar algo de qualidade.

Por isso, se você estiver com dificuldade, uma ótima dica é terceirizar parte do processo, ou mesmo o processo todo.

Como vender seus infoprodutos

No entanto, apenas criar um infoproduto e não saber como vendê-lo não adianta nada, concorda comigo?

E para te ajudar também nesta parte, abaixo vou dar algumas dicas de como vender seus infoprodutos. Confira:

  1. Ofereça para amigos e conhecidos

O primeiro passo é oferecer seu produto digital para seus amigos e conhecidos. Mas você não precisa sair oferecendo para todo mundo!

É bem provável que no seu círculo de amigos você tenha algumas pessoas que precisem daquela solução que você está oferecendo. Por isso, foque nessas pessoas e procure conversar com elas e dizer que você criou algo que pode ajudá-las.

É bem provável que algumas delas acabem comprando seu infoproduto e que você consiga levantar algum dinheiro inicial.

  1. Redes sociais

Você também pode oferecer o seu infoproduto nas redes sociais. E isso inclui tanto oferecer na sua página para seus amigos ou conhecidos, ou de outras formas, dependendo da rede social.

No Facebook, por exemplo, você pode oferecer seu produto em grupos de pessoas que estejam interessadas no seu nicho. No Instagram e no Twitter, você pode fazer uso das hashtags para chamar atenção de clientes em potencial.

No entanto, todas as redes sociais podem ser utilizadas para promover seu infoproduto, de acordo com as especificidades de cada uma delas.

  1. Plataformas de afiliados

Outra excelente forma de oferecer seu produto e, sem dúvidas, a que mais tem chance de ajudar você a crescer, é oferecer seu produto nas plataformas de afiliados.

Cada plataforma tem suas especificidades quanto aos produtos aceitos, mas desde que seu produto realmente seja de qualidade, você pode enviá-lo para várias plataformas.

O grande benefício de se fazer isso é que você passa a ter milhares de vendedores à sua disposição. Ou seja, você passa a ter pessoas vendendo para você. Com isso, você ganha dinheiro muito mais fácil e pode ganhar quantias muito mais altas.

Além disso, as plataformas costumam cobrar apenas uma taxa por produto vendido. O que quer dizer que você não precisa investir dinheiro para começar.

  1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo também é uma excelente forma de promover seu infoproduto. E, além disso, é uma excelente forma de você se tornar autoridade no seu nicho.

Hoje, a grande maioria dos criadores de infoprodutos tem seu próprio blog, no qual oferecem conteúdo gratuito para seus clientes em potencial. E, dessa forma, acabam aumentando as chances de vender o produto digital criado.

  1. E-mail marketing

O e-mail marketing também é uma forma excelente de se oferecer seu infoproduto. Ele conta com uma das melhores taxas de conversão do mercado.

No entanto, é preciso ter muito cuidado, já que esta é também uma das estratégias de marketing digital mais perigosas, pois com ela você corre o risco de acabar na caixa de spam e acabar criando uma imagem negativa do seu infoproduto no mercado.

E se você quiser saber mais sobre esse assunto, leia também o artigo: Importância de ter uma lista de e-mails em um negócio online.
Nele eu explico tudo o que você precisa saber para trabalhar com e-mail marketing.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu o que são os infoprodutos, além do passo a passo para criar o seu de forma rápida. E, além disso, aprendeu também sobre as principais formas de divulgar e promover seu produto digital.

Agora você já sabe tudo o que precisa para começar a ganhar dinheiro criando seu próprio infoproduto!

Se quiser conhecer um passo a passo que irá te ensinar como montar todo o seu negócio online partindo do zero, mesmo que você seja um total iniciante recomendo dar uma olhada aqui:

Quero criar meu negócio online do zero!

Espero que você tenha gostado do artigo e, se gostou, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais. Assim você ajuda outros amigos, que como você, também estão procurando formas de ganhar dinheiro online.

 

1 Comment

More in Como trabalhar na Internet